CAMPO DE POLVO

CAMPO DE POLVO

Localizado a 100km da cidade de Cabo Frio (RJ), na Bacia de Campos, o Polvo foi o primeiro ativo de produção da PetroRio. Em 2016, a companhia investiu mais de 11 milhões de dólares para o incremento da extração de óleo do campo, utilizando-se de tecnologias pioneiras no Brasil. O investimento vem possibilitando a extensão da vida útil de Polvo, aumentando a produção mesmo com o declínio natural dos campos de petróleo.


O sucesso da estratégia inovadora de operação de ativos da PetroRio é comprovado pelos resultados positivos, obtidos no Campo de Polvo, na Bacia de Campos.
O aumento de reserva provada desenvolvida foi de 5x e em 2018 aconteceu a primeira campanha de perfuração da PetroRio, resultando em um incremento de produção em cerca de 40%.


  • 9,2 milbarris por dia*. *aproximadamente
  • 60% de redução de custos em relação ao antigo operador em 4 anos, mantendo o alto padrão de segurança.
  • 97,4% de eficiência operacional em 2017.
  • 5X reservas provadas cresceram. A vida útil do campo foi prolongada em mais de cinco anos.
  • 20% foi o aumento diário da produção do campo, com o início da operação da PetroRio, em 2015.

O Campo de Polvo produz cerca de 9,2 mil barris por dia por meio de duas unidades offshore: a plataforma fixa Polvo A e o FPSO Polvo. Da plataforma fixa, são operados os poços produtores, que escoam a produção por meio de um duto até o FPSO (unidade flutuante de tratamento, armazenamento e transferência de óleo e gás), que tem capacidade de processar, em média, 100 mil barris por dia e de estocar até 1 milhão de barris.


Em janeiro de 2014, a PetroRio assumiu a gestão do Campo de Polvo. Desde então, as medidas de melhorias operacionais adotadas pela empresa tornou este campo um dos mais eficientes do Brasil, com resultados crescentes, maior estabilidade no ritmo de produção e redução de declínio natural da extração de óleo, chegando a atingir 100% de Eficiência Operacional em alguns meses de 2017. Em menos de dois anos, a PetroRio reduziu o custo da operação do Campo de Polvo pela metade.


Campo

Polvo

Bloco

BM-C-8 Campos

Participação

(100%Petrorio)

1P-Desenvolvida

6,993

1P-Não-Desenvolvida

3,798

1P – Total

10.791

1P - Provada

14,147

Provável

6,401

Possível

9,598

Total

30,146