Compliance

Compromisso ético
Nós, da PetroRio, temos o compromisso da gestão eficiente como parte do nosso DNA e a ética e as boas práticas como imperativos para o desenvolvimento da nossa identidade. Para prosseguirmos com determinação e atingirmos nossos objetivos, devemos estar atentos às implicações éticas das nossas ações e atuar com correção e transparência, sem nos envaidecer com o nosso sucesso e conscientes dos valores que nos formam.
As diretrizes do Código de Ética e Conduta elevam o padrão de excelência para o nosso desempenho e nos orientam a fazer negócios de forma cada vez mais segura, contribuindo para uma sociedade respeitosa e confiável.
Além disso, as normas de Compliance nos ajudam na escolha dos nossos parceiros de negócios e comerciais, na identificação e tratamento de situações não conformes e no aprimoramento constante da nossa ação corporativa.
Ao conduzir nossas operações nos mais elevados valores éticos permite decisões assertivas e a perenidade nos negócios da PetroRio, o que só é possível por meio de um Programa de Compliance efetivo.
Conselho de Administração da Petro Rio S.A.
Programa de Compliance
O Programa de Compliance da PetroRio configura-se numa coletânea de processos e procedimentos que visam orientar e prover informações aos colaboradores da empresa e terceiros que atuam em seu nome ou em sem favor, em parceria ou consórcio, para condução de suas atividades de forma ética, íntegra e transparente. Também, evidenciar as iniciativas da PetroRio no combate à corrupção e outras práticas indevidas, gerando segurança aos acionistas e partes interessadas.

Mais do que fornecer ferramentas que possibilitam à PetroRio a identificação e tratamento de atitude não conforme, o Programa serve como instrumento à persecução dos objetivos e estratégias da empresa, mostrando-se essencial à perenidade dos negócios e à proteção da reputação corporativa e dos colaboradores da PetroRio.

Pautado no reconhecimento da importância de se confirmar a cultura ética que é parte do DNA da PetroRio, o Programa, que foi implementado de forma voluntária, é objeto de melhoramentos contínuos e gradativos, observando, além das mudanças dos riscos do negócio, o amadurecimento do segmento de Óleo & Gás quanto ao tema e as boas práticas nacionais e internacionais.

Apoiado no entendimento de que o maior ativo da empresa são as pessoas, o Programa foi delineado sob o pilar do TREINAMENTO e COMUNICAÇÃO - essenciais ao engajamento e conscientização de colaboradores e terceiros, e é dividido em três princípios PREVENIR, DETECTAR E RESPONDER, que refletem as principais diretrizes para promoção de um ambiente de negócios mais íntegro, da cidadania corporativa.



A designação de profissional para a coordenação das atividades de Compliance, não exclui a responsabilidade individual de cada um dos colaboradores da Companhia. A PetroRio entende que Compliance é responsabilidade de todos!
PACTO EMPRESARIAL PELA INTEGRIDADE E CONTRA A CORRUPÇÃO
A PetroRio é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Os princípios do Pacto estão baseados na Carta de Princípios de Responsabilidade Social, na Convenção da ONU contra a Corrupção, no 10º princípio do Pacto Global e nas diretrizes da OCDE. Nosso compromisso é promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção.