Responsabilidade Socioambiental

Projeto de Controle da Poluição (PCP)

O Projeto de Controle de Poluição é formado por um conjunto de procedimentos adotados em nossas unidades marítimas e embarcações, que buscam reduzir a poluição causada pela geração e descarte de resíduos.

Projeto de Educação Ambiental (PEA)

A Petrorio possui atualmente dois Projetos de Educação Ambiental em andamento na Bacia de Campos (Rio de Janeiro). Um deles é o PEA-Observação, que é constituído por nove Observatórios Socioambientais, e que tem suas sedes nos seguintes municípios: Niterói, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação de Búzios, Rio das Ostras, Macaé, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Com presença marcante nesses municípios, o principal objetivo desses Observatórios é o de monitorar os impactos gerados pela cadeia produtiva de petróleo e gás e, encaminhar estratégias de ação junto aos grupos sociais mais vulneráveis na busca pela participação qualificada na gestão ambiental e melhoria da qualidade de vida local. O outro PEA chama-se REMA (Rede de Estudos para o meio ambiente) e atua com jovens ligados à cadeia produtiva da pesca nos municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Macaé e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro e, em Itapemirim no estado do Espirito Santo.

Projeto de Comunicação Social (PCS)

É o projeto que informa à população sobre os projetos socioambientais, condicionantes de licença de operação, sobre a atividade de produção de petróleo e gás da empresa e seus respectivos impactos. Além disso, possibilita canais de comunicação direta entre a empresa e a sociedade. Para falar com a Petrorio utilize: falecompetrorio@petroriosa.com.br ou pelo telefone 0800-710-0200.

Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA)

O monitoramento ambiental é uma ação realizada para conhecer o atual estado do meio ambiente em uma determinada área ou região. É um projeto muito importante do licenciamento que avalia as condições no início da atividade de produção de petróleo e gás, no Campo de Polvo, e segue monitorando o meio ambiente e seus recursos ao longo de toda a vida útil do campo.

Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT)

Preocupada com a preservação ambiental, a PetroRio orienta 100% dos funcionários para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre seu entorno e para que sejam capazes de avaliar constantemente os riscos e danos socioambientais e operacionais envolvidos em seu trabalho.

Plano de Emergência Individual (PEI)

Este plano orienta a PetroRio no caso de necessidade de ação emergencial rápida em evento de vazamento de óleo no mar, buscando minimizar os impactos negativos no meio ambiente e nas comunidades da área de influência do Campo de Polvo.

Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a AVIFAUNA (PMAVE)

Ferramenta utilizada na orientação das ações de atendimento e manejo emergencial de aves que possam ser atraídas pelas atividades de perfuração e produção realizadas no Campo de Polvo.

Plano de Proteção à Fauna (PPAF)

Ferramenta utilizada nas ações de respostas referentes à fauna em uma eventual ocorrência de acidente com vazamento de óleo no mar.

Meio Ambiente Meio Ambiente