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PetroRio apresenta lucro de R$ 44,5 milhões em meio à COVID-19 e queda nos preços do óleo PetroRio apresenta lucro de R$ 44,5 milhões em meio à COVID-19 e queda nos preços do óleo

15.05.2020

Institucional

PetroRio apresenta lucro de R$ 44,5 milhões em meio à COVID-19 e queda nos preços do óleo

A PetroRio, a maior companhia independente de petróleo do país focada em campos maduros, registrou no primeiro trimestre indicadores positivos, como o aumento de produção e reservas e um EBITDA Ajustado de R$ 238,9 milhões – quase 12x acima dos R$ 20,2 milhões obtidos no mesmo período de 2019. O lucro líquido no período foi de R$ 44,5 milhões, apesar da queda dos preços do óleo e em meio à Covid-19. O ajuste no EBDITA decorreu da estratégia da companhia de firmar contratos de hedge (proteção sobre oscilações de preços), com o objetivo de enfrentar o período de preços baixos, mantendo suas vendas efetivas de óleo a US$ 65 por barril – numa cotação muito superior à atual faixa de US$ 30 o barril. Esses contratos geraram R$ 206,6 milhões de ganhos para a Companhia nos três primeiros meses de 2020. Focada em uma gestão financeira prudente, a PetroRio fez hedge para parte das suas vendas do segundo trimestre, também com o preço a US$ 65 o barril. “O modelo de negócios da PetroRio foi desenhado para assegurar à Companhia resiliência em períodos de incerteza e volatilidade, desde sua implantação em 2015. Com ele, estamos aptos a atravessar, tanto momentos de forte expansão, como também momentos mais desafiadores, como o que encontramos hoje”, destacou Roberto Monteiro, CEO da PetroRio. O executivo destaca ainda as medidas adotadas para fazer frente à crise gerada pela pandemia do Covid-19, como racionalização de custos, renegociação com fornecedores, postergação de alguns investimentos, redução em 50% do salários dos diretores e 25% dos colaboradores onshore. “Mantivemos as atividades essenciais e reduzimos o número de pessoas embarcadas para garantir a maior proteção e segurança possíveis de nossos colaboradores e prestadores de serviços na área operacional, com testagem das equipes e reforço nos equipamentos de proteção e nas medidas sanitárias”. As medidas adotadas, especialmente a operação de hedge, garantiram a preservação do caixa da companhia, que encerrou março em US$ 127 milhões. PRODUÇÃO E RESERVAS Como principal destaque operacional do trimestre, a produção total da Companhia cresceu 102% na comparação com o primeiro trimestre de 2019, atingindo 23,4 mil barris/dia. A expansão é reflexo especialmente da incorporação de 70% do campo de Frade, cuja produção tem trajetória de crescimento desde a aquisição pela PetroRio, de a alta de 30% no campo de Polvo, após a bem-sucedida campanha de perfuração encerrada no primeiro trimestre. Com a maior escala de produção e ganhos de sinergia operacional e administrativa, o lifiting cost da PetroRio teve uma queda de 44% frente ao primeiro trimestre de 2019 – para US$ 17,3 dolares por barril. O lifiting cost da companhia tende a cair ainda mais após a permissão de interligação dos campos de Polvo e Tubarão Martelo – em avaliação pela ANP. Em fevereiro de 2020, a PertroRio anunciou a aquisição do FPSO OSX3 e de 80% do campo de Tubarão Martelo, por US$ 140 milhões. Os custos combinados desse novo polo produtor devem ser reduzidos dos atuais US$ 200 milhões para menos de US$ 80 milhões por ano, após implementadas as sinergias previstas. Com a aquisição dos 30% restantes de Frade (em aprovação pela ANP) e a incorporação de Tubarão Martelo, as reservas 2P (provadas, prováveis e possíveis) da PetroRio devem atingir 190,8 milhões de barris, o que possibilita a produção pelo menos mais 25 anos. Trata-se de um aumento significativo frente aos 24 milhões de barris de dezembro de 2018. As reservas da companhia foram recentemente novamente certificadas. “Apesar destas conquistas, a epidemia mundial de COVID-19 e a consequente redução na demanda pelo petróleo, criaram um ambiente mundial bastante desafiador. Saúde, segurança e eficiência foram os pilares da nossa resposta a esse novo cenário, mantendo a nossa estratégia de disciplina financeira e excelência operacional”, destaca Roberto Monteiro.


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